quarta-feira, 11 de outubro de 2017

PREGOS NA CERCA

Essa é uma estória que li em algum lugar na cidade de Porto Velho em Rondônia num período que morei por lá, nunca me saiu da cabeça tamanho a importância desse ensinamento filosófico, eu sei que não vou conseguir relatar exatamente como estava lá,mas será o suficiente para a mensagem ser compreendida...

Havia um menino com a mente muito reativa, era irritado e reagia ferozmente a qualquer desavença,ofendendo quem quer que fosse,isso desagradava sobremaneira seu pai, um homem sábio e gentil.

Um dia em uma dessas destemperanças do filho,seu pai chamou a sua atenção e ele disse assim:
- Pai eu não consigo me controlar,quando eu vejo eu já xinguei,já falei um monte,não consigo evitar.
O pai então falou para o menino:

-Filho esta vendo aquela velha cerca toda de madeira?
O garoto respondeu:
-Sim pai estou vendo,por que?
- A partir de hoje cada vez que vc xingar alguém você vai até a cerca e prega um prego nela.

-Acha que isso vai me curar?
-Sim,vai curá-lo.

Assim foi feito,o jovem a cada descontrole ia até a cerca e pregava um prego,como havia um sacrífico nisso já que ficava um pouco distante e o sol quente durante o dia,foi fazendo com que ele aos poucos fosse controlando o seu humor, e dava pra ir vendo ao longo da cerca que estava diminuindo a quantidade de pregos pregados,o menino começava a dominar o seu gênio.

Chegou um momento que ele viu que não estava mais pregando pregos na cerca,percebeu que tinha aprendido a controlar-se. Ao constatar chamou o pai imediatamente e disse:

-Pai,olha a cerca,eu não prego mais,já estou curado desse mal!

O pai então respondeu:
Meu filho vá até a cerca e retire todos os pregos que você pregou agora.

O garoto foi até a cerca a sol a pino, e começou a retirar todos os pregos,depois de algumas horas fazendo isso finalmente terminou seu ofício.
O pai disse-lhe:
Meu filho,olhe agora para a cerca e veja as centenas de buracos que ficaram de onde você removeu os pregos,assim são também as pessoas, aquelas as quais você ofendeu ficaram para sempre marcadas como as tabuas dessa cerca,cada palavra grosseira foi um prego que você cravou na alma dessa pessoa, e mesmo quando a gente retira esse prego a marca deixada por ele permanece lá...

Quando li aquilo eu fiquei maravilhado, mas ao mesmo tempo entristecido pelos pregos desnecessários que cravei muitas vezes nas pessoas que mais amava, pois são os próximos que se transformam em nossas maiores vitimas, fui procurando me corrigir e procurando não ferir mais ninguém, e espero que um dia o tempo possa cobrir de vez as marcas que deixei por minhas insensatez.

E você,tem deixado muitos pregos em sua cerca? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio