domingo, 25 de setembro de 2016

JOÃO ARANDA SAI DA VIDA PARA A IMORTALIDADE.

No início dos anos oitenta ao chegar em Anaurilândia tive a honra de morar ao lado da casa do sr João Aranda e com isso conhecer um pouco de sua história.

Homem honrado de reputação ilibada teve na simplicidade talvez sua maior virtude, sendo visitado diuturnamente por pessoas amigas as quais não diferenciava por classes sociais, financeiras o que quer que fosse, era convidado a entrar, sentar e lá se ia um bom papo, de amigos com profundos ensinamentos.

João Aranda foi prefeito de Anaurilândia e com reconhecimentos profundos a níveis estaduais comprovados pelos cuidadosos arquivos que mantém de seus reconhecimentos recebidos em formas de documentos. Eu por diversas vezes tive a oportunidade de ver tais papéis em perfeitas forma de conservação, como não poderia ser diferente devido a sua organização.

Bom esposo, grande exemplo para os dias de hoje onde os casamentos são rápidos como relâmpagos, foram sessenta e três  anos ao lado da amada esposa dna Laurita que até os derradeiros momentos nunca se afastou do homem amado.

Como bom esposo não poderia de forma alguma ter deixado de ser bom pai, tendo quatro filhos digno de dar grande orgulho, Valter eu não tive o privilégio de conhecer, partiu dessa vida na mesma data que o pai, minha amiga e comadre do meu pai a Cida, mãe de família e comerciante, a Lurdinha esposa do meu amigo Adolfo Ajala Junior, residentes em Jardim ms e o Vagner. Formado em odontologia, mas não poderia deixar de seguir o honrado exemplo do pai, enveredou-se pelo caminho da política e tornou-se prefeito, creio que a história ainda o apontará como um dos melhores prefeito da história desse município.

O coração de avô do seu João era de uma grandeza imensurável, tinha um amor pelos netos e netas que eram a grande inspiração dos seus dias, não poderia ser diferente já que avô é pai duas vezes...

Como prefeito João Aranda construiu uma imponente e importante praça em Anaurilândia, durante dezenas e dezenas de anos, sendo grande orgulho para os Anaurilandenses, local de descanço na sombra, de grandes e animadas conversas, de muitas e apaixonadas serestas pelas noites. Sabe-se se lá quantas famílias tiveram seu inicio tendo a praça por testemunho.

Mas o tempo é cruel e implacável e a sua ação é sentido até pelo que é de mais forte pela natureza, aos poucos as feridas do tempo foram aparecendo, a bela praça por falta de socorro, por não cuidarem de suas feridas foram perdendo o encanto, prefeitos e prefeitos vieram e passaram, mas nenhum olhou para ela que em silencio bradava por socorro...

Até que o filho do criador, pode se dizer o seu irmão por adoção, o filho do homem que a fundou, olhou para ela com os olhos cheios de comoção, tomou para si as suas dores e a partir daí, trouxe o renascimento de uma nova praça para acomodar o coração da cidade.

Por ironia ou talvez por obra do destino ao qual todos pertencemos, seu João no dia da inauguração, tem a sua saúde irremediavelmente abalada, enquanto a praça desabrochava novamente, ele enfrentava seu maior desafio, a luta pela vida e no dia seguinte a inauguração, seu João faz a passagem, deixa esse vale de lagrimas e entra no reino do céu, mas a sua praça agora revitalizada, clama por seu nome, João Aranda deverá ser eternizado dando nome a sua poética criação, sai da vida honrado amigo e se imortaliza na história de Anaurilândia, nossa praça com certeza levará seu nome e ainda veremos um busto de bronze, mostrando que na história desse país nós também temos um imortal.

Deixo meu abraço consternado a esposa e aos filhos desse grande homem, nada há que possamos fazer que não seja agradecer a dádiva de ter tido a oportunidade de tão longo convívio. Que Deus o receba nobre amigo.

Um comentário:

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio