sábado, 3 de setembro de 2016

DO OUTRO LADO DO RIO FICA O ESTADO MAIS EVOLUÍDO DO BRASIL!

Quando vim para Anaurilândia no inicio dos anos 80 cheguei aqui muito triste por ter deixado a terra que cresci e fiz os primeiros amigos, mas logo Anaurilândia me recebeu com tanto carinho que em pouco tempo tornou-se minha segunda pátria sentimento que sempre esteve e está em meu coração.

Sempre tive o pensamento livre e as convicções com a força da mesma liberdade, sempre defendi minhas posições sem o comprometimento financeiro, foram sempre movidas por ideais e ideias, e por isso não tenho vínculos financeiros nenhum com o candidato que apoio. 

Nessa campanha caro tem me saído o direito de me expressar por ter pessoas que a mim são caras e que tem se magoadas com meus pensamentos, por isso tomei a decisão de fazer esse post e depois de forma pessoal pedir voto para o meu candidato mas sem postar mais na minha página de amigos, é em respeito a vocês meus amigos que o faço mas é em nome desse mesmo respeito que peço para vocês que leiam os meus motivos.

Sei que quase todos vocês sabem que sou filho de médico e que meu pai já é um médico de bastante idade, ja tem quase meio século de formado, o que poucos de vocês sabem é que não nasci filho de médico, nasci filho de sargento do exército que com muito sacrifício se formou em medicina.

O que quero dizer com isso é que a quase 50 anos eu convivo com um médico que já passou tudo praticamente que é possível se passar nessa profissão e sempre teve em mim o seu grande companheiro, sempre confidenciou para mim os dramas e as alegrias dessa profissão e por isso falo com muita propriedade o que vou lhes falar.

Eu sou contra uma administração paternalista em que o prefeito trata seu povo como sempre seu dependente com a falsa ilusão que está resolvendo o seu problema, quando na verdade esta tolhendo a sua independência e o impossibilitando de crescer. 

O indicativo mais presente que um povo apresenta de estar sendo induzido a essa escravidão é a queixa da falta da estrutura da saúde.

Você deve estar chocado comigo, mas vou explicar, essa velha mentalidade de manter o povo servil faz com que seu governante não invista em geração de renda, não busque infra estrutura de empreendedores, não vá a procura de empresários e com isso as pessoas não tem uma renda condizente para bancar seu próprio tratamento.

 O prefeito então investe em convênios com SUS para o fornecimento de medicamentos gratuitos, faz se uma pesquisa de mercado nos sais que mais se usam (formulas de remédios) e impõem isso ao receituário médico. Ocorre que muitas vezes o médico encontra uma limitação naquilo que o paciente tem de problemas e no remédio que ele tem a disposição, aí aquele paciente fica preso a essa roda viva com pequenas melhoras e distante da cura.

Um dia se enche de coragem junta um dinheiro vai a um médico particular na cidade vizinha paga 250, 00 de consulta, 300,00 reais de exames e uma receita de 400,00 reais, compra o medicamento, segue o tratamento, fica boa e aquele médico é o herói e o do SUS não presta porque é de graça.

Uma cidade que não investe em geração de renda não consegue manter uma equipe médica experiente, no MT o salário do médico é entre 25,000 a 35,000 mensais, isso aqui custaria mais de 120,000 reais aos cofres públicos, Anaurilândia não tem suporte pra isso e por isso precisa negociar com médicos que estão começando ou que ficam aqui em tempo parcial, eu fico com pena desses jovens, porque profissionalmente aqui não há como crescer, porque tem que enviar os casos desafiadores pra fora.

Eu conheço cidades no MT que tem menos da metade da idade de Anaurilândia e que tem uma renda per capta que não é possível ser comparada, lá a medicina é forte e as pessoas pegam do seu dinheiro e consultam, compram remédios, fazem seus tratamentos e não lembram de se queixar da prefeitura, porque o município gera receita abundantemente.

Aí você deve estar pensando há Dionysio mas isso é lá, é outra realidade. Sim é outra e geograficamente muito pior, nós estamos nas margens do estado mais poderoso do Brasil, o mais rico, se la naqueles confins pode haver crescimento como que aqui não pode?

 Essa cultura de manter a as pessoas dominadas é que não deixa o local ser explorado economicamente, sabe porque? Porque com o progresso vem novas cabeças, novas idéias e novos governantes, e o que eles querem é manter o poder nas mãos pela eternidade,100 anos nas mesmas famílias com as mesmas pessoas.

O Vagner é bom prefeito? Não sei, uns dizem que é ótimo outros que é péssimo e alguns que é mais ou menos, mas não é isso o mais importante, é que ele vem de uma nova geração, depois dele vem nova liderança, não podemos ter medo do futuro procurando trazer o passado de volta, o Edinho quando começou era o prenuncio do futuro, fez a parte dele mas agora a vida tem que seguir pro futuro, esse vai e volta entre futuro e passado tem atrasado nossa gente por 50 anos.

Meu desejo é ver a gente lutando por qualidade de vida,por geração de renda, formulando as perguntas certas, o que precisamos fazer para que os grandes investidores enxerguem nossa cidade, enquanto não mudarmos as perguntas vamos ter sempre a mesma resposta, e essa resposta já dura 50 anos.

Ta na hora de começarmos a pensar no que podemos fazer por Anaurilândia e não no que Anaurilandia pode fazer por nós.

Com essa matéria encerro as minhas manifestações pela internet mas não pelos meus ideais, vou pedir voto agora pessoalmente, não falando de pessoas mas sim discutindo o futuro.

Fica abaixo imagens de cidades que nos sirvam de inspiração



att. Dionysio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio