Infelizmente no Brasil nunca tivemos educação financeira e sim uma educação escravagista, voltadas a nos preparar para ser empregados de alguém, todo o discurso era no sentido de estudarmos para arrumarmos um bom emprego.
Quando eu li o livro "Pai rico e pai pobre" eu me deparei pela primeira vez com o conceito de renda ativa e passiva e aquilo mudou todos os meus paradigmas, eu entendi que a renda ativa ela deve ser usada para construir uma renda passiva e assim nos libertar da escravidão proposta pelo sistema e premiada ao seu final pelo INSS (isso nunca será suficiente)
Mas para entendermos esse conceito é necessário primeiro entendermos esses termos, então vou tentar descreve-los aqui:
É a renda produzida pela nossa ação pessoal, ou seja nosso serviço ou nosso emprego, é o pagamento que recebemos pelo serviço que prestamos.
Essa infelizmente para a esmagadora absoluta dos brasileiros é a única forma de renda, por falta de conhecimento sobre a existência da outra renda
Essa renda embora de sumária importância ela é finita, porque ela está limitada a nossa capacidade física de produzir, e essa capacidade se esgota dia após dia até tornar-se impraticável prosseguir, e assim cessa nossa renda ativa.
É uma forma de renda que não depende do nosso envolvimento pessoal, que mesmo que você não esteja em atividade essa renda não cessa, mantendo um fluxo contínuo superando inclusive o nosso tempo de vida podendo se estender para varias gerações.
Alguns exemplos de rendas passivas por exemplo é um imóvel locado, uma música de sucesso, um disco de sucesso, um livro enfim tudo aquilo continue gerando lucros sem a necessidade do autor continuar envolvido, na música por exemplo os beatles a dezenas de anos depois de não existir mais continuam gerando dinheiro através de suas músicas, na literatura Jorge Amado já falecido continua gerando muito dinheiro através de suas obras,
na construção civil todos conhecemos alguém que receba alugueis.
Enfim renda passiva é uma renda que tende a não cessar sendo assim a renda de maior importância.
E pasmem mesmo sendo a renda mais importante a maioria dos brasileiros não há tem, e porque? Por sequer saber de sua existência.
Com essa renda vc deixa de ser refém do INSS e faz sua própria aposentadoria.
Na segunda parte vamos falar em como as pessoas bem sucedidas usam sua renda ativa para construir sua renda passiva e assim nunca mais se preocuparem com reformas da previdência.
Estou na escola há muito tempo e posso dizer que durante as aulas explico sobre renda passiva e ativa há uma estranhamento e ao mesmo tempo muita duvida, é preciso ter uma verdadeira educação financeira no Brasil
ResponderExcluir