sexta-feira, 25 de março de 2016

PARADIGMAS

De origem grega essa palavra teve seu inicio no meio científico e posteriormente foi sendo usado no nosso cotidiano, Paradigma significa o modo com que cada um de nós percebe o mundo, não é uma visão e sim uma percepção do mundo, são os mapas mentais que vamos criando com base naquilo que vemos,ouvimos, cheiramos, sentimos,tocamos.

Mas notem que o mapa não é o território, apenas uma explicação de certos aspectos do território, então a maneira com que enxergamos o mundo através dos nosso paradigmas não signifique que ele seja realmente assim.

Vamos imaginar que você esteja indo para a cidade de goiania, programa o gps do seu carro com o endereço do local que você quer chegar, mas por uma falha do programador ele colocou no lugar do mapa da cidade de Goiania o mapa de Campo Grande, nesse caso você nunca vai chegar ao endereço, não importa que você seja uma pessoa otimista, motivada, empreendedora, paciente, brava, compreensiva, agressiva, você nunca vai chegar ao seu endereço, a menos que? você mude o mapa para o mapa correto.

Se nossos paradigmas são mapas, em alguns momentos eles estarão apontando o território errado e se não mudarmos nossas percepções nunca chegaremos ao endereço certo, andaremos meses ou anos e talvez uma vida inteira sem chegar a lugar nenhum.

Desconfie sempre dos seus paradigmas, comece a olhar as coisas pelos ângulos dos outros também e tenha humildade para fazer as adequações,as correções quando forem necessárias para acertar o rumo, o endereço de sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio