Em 1981 no dia 30 de março nossa vida foi modificada por uma fatalidade inesquecível, podemos dizer que nosso momento de hoje teve reflexos diretos daquele dia.
Somos gaúchos, eu vivia com meu pai em uma cidade pequena mas adorável do interior, Chapada e minha mãe e irmãs moravam na capital Porto Alegre.
Vida normal, alegre, centrada, próspera e tudo levava a crer que assim era a vida, isso era viver.
Foi quando o telefone toca e nos convoca a ir com urgência para Porto Alegre, lembro que apesar da estranha sensação que algo grave estava acontecendo, eu ia ali meio tranquilo, meio atordoado.
Entramos no saguão do edifício em que morava minha mãe e irmãs e na portaria o porteiro nos interceptou com as seguintes palavras:
- Vocês sabem o que aconteceu?
meu pai:
- Sim, minha filha sofreu um acidente.
porteiro:
- Ela faleceu...
O mundo fez um giro de 360º em minha cabeça, as pernas parecem que tinham sumido dali, fugido daquela realidade, meu pai apertou forte a minha mão e disse:
- Precisamos ser forte.
O resto não é preciso mais comentar,o desespero que se segue daí pra frente é desnecessário ser descrito, mas aquele momento selou aquela vida vivida até ali e deu inicio a uma nova vida.
Foi o pico que culminou na nossa mudança para o Mato Grosso do Sul, por coincidência para a cidade que moro hoje, uma nova cultura, outra realidade econômica, novos amigos e o começo de uma vida itinerante que me levou talvez a bater recordes de mudanças rsrsrs, morei e conheci muitos lugares...
Mas enfim foi uma vida completamente diferente do que teria sido sem esse marco fatal de 30 de março de 1981.
Quero dizer pra minha irmãzinha amada que vive ao lado de Deus que a amo muito, nunca deixei de ama-la por um segundo e que essa data propiciou que eu viesse a ter os filhos amados que tenho e que são os nossos frutos para essa terra, esse dia sempre será lembrado não com tristeza e menos com desespero, mas como marco de um novo começo.
quarta-feira, 30 de março de 2016
sexta-feira, 25 de março de 2016
PARADIGMAS
De origem grega essa palavra teve seu inicio no meio científico e posteriormente foi sendo usado no nosso cotidiano, Paradigma significa o modo com que cada um de nós percebe o mundo, não é uma visão e sim uma percepção do mundo, são os mapas mentais que vamos criando com base naquilo que vemos,ouvimos, cheiramos, sentimos,tocamos.
Mas notem que o mapa não é o território, apenas uma explicação de certos aspectos do território, então a maneira com que enxergamos o mundo através dos nosso paradigmas não signifique que ele seja realmente assim.
Vamos imaginar que você esteja indo para a cidade de goiania, programa o gps do seu carro com o endereço do local que você quer chegar, mas por uma falha do programador ele colocou no lugar do mapa da cidade de Goiania o mapa de Campo Grande, nesse caso você nunca vai chegar ao endereço, não importa que você seja uma pessoa otimista, motivada, empreendedora, paciente, brava, compreensiva, agressiva, você nunca vai chegar ao seu endereço, a menos que? você mude o mapa para o mapa correto.
Se nossos paradigmas são mapas, em alguns momentos eles estarão apontando o território errado e se não mudarmos nossas percepções nunca chegaremos ao endereço certo, andaremos meses ou anos e talvez uma vida inteira sem chegar a lugar nenhum.
Desconfie sempre dos seus paradigmas, comece a olhar as coisas pelos ângulos dos outros também e tenha humildade para fazer as adequações,as correções quando forem necessárias para acertar o rumo, o endereço de sua vida.
terça-feira, 22 de março de 2016
materia nº200. ÉTICA DO CARÁTER VERSUS ÉTICA DA PERSONALIDADE
Chegamos a ducentésima matéria de nossa coluna, e esses números tem um significado especial para mim, assim meu desejo é trazer para vocês algo que possa ter um significado, que acrescente algo, que aponte para a necessidade de mudanças enfim que faça uma diferença, perdoem me se parece ser alguma soberba.
O assunto que vamos discorrer realmente é contundente e muitas vezes nos coloca em choque com nosso amago mais profundo, pois falar em ética e caráter é navegar num mar revolto em um caiaque, mas eu vou incorrer neste risco.
Eu quando criança tinha grande paixão pelos discursos de políticos que subiam em um palanque e sem recurso nenhum de tecnologia fazia com que lagrimas descessem aos rostos da pessoas e quando chamavam para a luta transformavam indefesas ovelhas nos mais ferozes leões. O tempo passou e carregou com sigo esses guerreiros bravios e quando me apercebi já não mais os encontrava.
Demorei pra entender o que havia acontecido com os destemidos cavaleiros que defendiam com eloquência e com amor a nossa pátria, as nossas tradições.
Foi quando nas minhas andanças literárias eu encontrei um capitulo que elucidou o meu grande mistério e aqui começa a nossa história...
A cerca de 250 anos atrás talvez um pouco menos, a literatura, o ensinamento a educação eram pautados 100% na ética do caráter.Os seus valores eram Integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia e a regra de ouro era fazer aos outros apenas o que desejam que nos façam.
Os grandes estadistas, os pais de famílias, os professores foram forjado nessa tempera aonde a ética do caráter era a influencia real, esse tempo fora conhecido como a era do fio do bigode!
Nos últimos 80 anos a literatura aponta para uma curva histórica e negativa em que a ética do caráter foi sendo substituída pela ética da personalidade, agora era importante apenas que as pessoas adotassem um discurso positivo, das habilidades pessoais, das suas atitudes que poderiam até mesmo ser ensaiadas e das técnicas de relacionamentos de modo a tornar se agradável ao seu interlocutor.
Essa nova era trouxe uma geração desprovida dos princípios da ética do caráter, foi tornando se adepta da famosa lei de Gerson em que deve-se levar vantagem em tudo.
Ao mesmo tempo que essa geração ia nascendo a geração do passado ia morrendo até que a temperança dessas duas gerações se findou. Nesse momento acabou se os verdadeiros estadistas, patriotas. A nação foi tomada por essas pessoas que não tem referencia de caráter para que possam entender que é errado ser corrupto, as ovelhas que antes eram transformadas em ferozes leões hoje defendem a corrupção como sendo um mal necessário porque isso não agride mais o seu caráter.
Se der para individualmente andar em um carro melhor, morar numa casa boa, falar com um celular de última geração, então não importa o que os homens façam com seu vizinho, com seu irmão com seu país, e eu escrevendo isso aqui fico pensando que infelizmente nem culpa eles tem, é o produto dessa nova geração.
E com isso passam se os anos e vamos as urnas com a missão ingrata de escolhermos o menos ruim, um band-aid para tentar estancar as hemorragias de uma nação doente.
Se um dia quisermos resgatar a decência a honradez e como consequência a paz espiritual precisaremos recuar no tempo, mergulhar na história,aprender a biografia dos grandes homens e a partir daí procurar criar uma nova geração com os velhos princípios que nunca foram tão atual, como seria maravilhoso ouvir um novo Rui Barbosa com seu discurso inflamado pela moralidade, a poesia marcante de um Machado de Assis a coragem de um Duque de Caxias, tudo isso encontra-se escondido na profundeza da história que existe em cada um de nós.
Nossa luta travada hoje não é vã e nem seus resultados serão amiúdes, mas a verdadeira batalha ainda não começou,é o resgate dos verdadeiros seres humanos que fomos e que queremos ser.
Dionysio.
Serie bate papo informal- COMPROMETIMENTO É MELHOR QUE INTELIGENCIA
Ontem fui com meu amigo o Dr Luiz veterinário em Bataguassu levar o filho dele o Juninho da dupla... e aproveitamos para bater um papo daqueles que vale a pena retratar.
Eu não escondo que sou fã do Luiz por ser um cara que enfrentou todo o tipo de adversidade e venceu por seus esforços, sua grande aplicação.
O Luiz teve uma série de grandes empregos que lhe renderam tesouros fantásticos, teve sua faculdade custeada por um de seus patrões, ganhou um curso de aviação para administrar as fazendas desse patrão e detalhe, entrou pra trabalhar como domador de cavalo.
O Luiz me disse que inteligencia nunca foi seu diferencial embora a tenha dentro de algo normal para a sua formação, mas na vida seu grande diferencial foi o comprometimento com a causa que pegava, era aquela doutrinação de caminhar uma milha além do que era obrigado, foi assim em tudo o que fez e as portas abriam-se de forma espontânea e maravilhosa.
A lição que ele nos deixa no dia de hoje é que o comprometimento é melhor que a inteligencia, o mercado é carente de comprometimento e quem tiver esse perfil vai aparentar ter 2 metros de altura em meio a uma multidão de anões.
É isso pessoal, e quero convidar vocês a conhecerem o trabalho do Juninho e do João essa gurizada é fera no sertanejo universitário.
Eu não escondo que sou fã do Luiz por ser um cara que enfrentou todo o tipo de adversidade e venceu por seus esforços, sua grande aplicação.
O Luiz teve uma série de grandes empregos que lhe renderam tesouros fantásticos, teve sua faculdade custeada por um de seus patrões, ganhou um curso de aviação para administrar as fazendas desse patrão e detalhe, entrou pra trabalhar como domador de cavalo.
O Luiz me disse que inteligencia nunca foi seu diferencial embora a tenha dentro de algo normal para a sua formação, mas na vida seu grande diferencial foi o comprometimento com a causa que pegava, era aquela doutrinação de caminhar uma milha além do que era obrigado, foi assim em tudo o que fez e as portas abriam-se de forma espontânea e maravilhosa.
A lição que ele nos deixa no dia de hoje é que o comprometimento é melhor que a inteligencia, o mercado é carente de comprometimento e quem tiver esse perfil vai aparentar ter 2 metros de altura em meio a uma multidão de anões.
É isso pessoal, e quero convidar vocês a conhecerem o trabalho do Juninho e do João essa gurizada é fera no sertanejo universitário.
sexta-feira, 18 de março de 2016
O QUE É RELEVANTE?
Segundo o dicionário da língua portuguesa, relevante é aquilo que é indispensável, ocorre porém que o que é relevante para mim pode ser de pouca importância para você que está lendo essa coluna agora, relevante então é algo que não importa se é para mim ou para você ou para quem quer que seja, é indispensável e pronto.
Mas porque estou falando com você sobre isso?
Porque infelizmente vivemos em um lugar dividido em dois fragmentos políticos em que um opera para atrapalhar o outro não se importando em momento algum que o verdadeiro prejudicado seja o povo de sua cidade. Que acaba estando no meio desse fogo cruzado sendo o maior alvo.
Recentemente lancei um apelo para que juntos ajudamos o hospital Sagrado Coração... porque esse é relevante, não importa se você goste ou não ele é indispensável acima do nosso gostar do nosso querer, e ele está no limiar de sua existência. Depois que lancei essa campanha em que muitas pessoas se posicionaram favoravelmente,alguns disseram que não ajudariam porque a adm pertence a esse ou aquele grupo.
Isso é irrelevante, isso não importa nada, se um hospital funcionando bem pode beneficiar esse ou aquele grupo, importa é que vai aliviar o sofrimento de mais pessoas, que menos pessoas irão morrer na nossa cidade e que todos aqui vão se sentir mais seguro. Isso é relevante!
Eu não sou político, não sou candidato a nada e nem mesmo sou eleitor de Anaurilândia, mas quem me conhece a tempos sabe que sou um amante dessa pequena cidade que amei pela maneira que me acolheu e aonde vivi anos ótimos de minha vida e se posso de alguma maneira contribuir para que a vida para as pessoas que gosto seja melhor eu me sinto obrigado a faze-lo, e acredito que todos aqueles que querem se orgulhar do lugar que vive, deseja o mesmo, vamos deixar de ser coadjuvante nessa queda de braço de políticos profissionais que desejam apenas a posse da casa do povo em prol de seus projetos pessoais e vamos fazer aquilo que é relevante.
vamos dar as mãos e fazer desse município o melhor do Brasil, é como eu sempre digo o melhor de Anaurilândia são os Anaurilandenses.
Eu quero ajudar o Hospital daqui e quero saber quem está comigo?
domingo, 13 de março de 2016
Serie bate papo informal- AMIGOS A MAIOR FORTUNA DE UM HOMEM
Agora são 01:54 da madrugada, estou chegando de um casamento muito legal e tive a oportunidade de ter um daqueles papos saboroso com um amigão.
Esse amigo é o Sergio Catarino, um empresário bem sucedido, que começou a sua carreira como funcionário e trabalhou forte, aproveitou as oportunidades, tornou se empresário e venceu financeiramente na vida e espiritualmente na vida familiar.
O Sergio sempre foi um atleta futebolista, foi um craque quando novo e até hoje bate uma bola redonda e olha que ele já passou dos cinquentinha.
Nosso bate papo caminhou para o que realmente é importante em nossas vidas. Para o Sergio o grande tesouro de um homem é os amigos que ele conquistou, é o prazer de ter tantas histórias vividas com esses companheiros e ter a oportunidade de se deleitar com as lembranças.
Eu conheci o Sergio bem novo, num momento que sua maior fortuna era uma gaveta repleta de fitas cassetes com milhares de musicas gravadas, algumas que nós jamais conheceremos, e o Sergio que hoje anda em uma Range Rover nova continua sendo a mesma pessoa, humilde, carismático e amante do esporte, e hoje me disse que a maior alegria dele é reunir-se com os amigos e relembrar os bons feitos do passado...
quinta-feira, 10 de março de 2016
Serie Bate Papo informal- ÚNIDOS PODEMOS FAZER MUITO EM NOSSO HOSPITAL
O nosso bate papo informal hoje foi com o Beto, administrador do hospital Sagrado Coração de Jesus. O Beto é um Anaurilandense dedicado ao trabalho que vê seu trabalho junto ao hospital como uma missão, uma forma de demonstrar amor e gratidão por Anaurilândia.
Nosso bate papo girou em torno da ginástica que é necessário fazer com que o hospital se mantenha funcionando e podendo diminuir o sofrimento das pessoas de Anaurilândia.
Eu através do convívio com meu pai médico com quase 50 anos de formação conheço bem as dificuldades de manter uma casa de saúde com o tamanho do hospital sagrado coração de Jesus, os recursos são sempre menores do que os gastos, fazendo com que seja necessário um enorme jogo de cintura para operacionalizar com as contas no vermelho.
Hoje quase que num desabafo ele me disse que gostaria de fazer mais, muito mais, mas infelizmente as situações levam para um caminho de fazer menos e com mais dificuldade.
Todos os dias é o exercício de acordar e encontrar uma solução para o problema daquele dia...
Eu falei pra ele que isso não é só em Anaurilândia que acontece, o Brasil todo está doente no quesito saúde, esse desafio é vivenciado dia a dia por milhares de gestores nesse país, porém entender que isso acontece não resolve o nosso dia a dia.
Aí eu fiquei aqui pensando, será que nós como povo de Anaurilândia não poderíamos fazer alguma coisa, deixar de esperar tudo pelo poder público, seja federal, estadual ou municipal?
Pensei em criarmos uma campanha " amigos do hospital Sagrado Coração de Jesus" e levantarmos fundos que será revertido para nós, para nossos familiares, nossos amigos.
O que vocês acham?
terça-feira, 8 de março de 2016
A DERROTA COMEÇA DENTRO DE VOCÊ
Quando você joga a toalha psicológica a manifestação da derrota se projeta de imediato em suas atitudes, desejos, vontades, mina as suas energias e te tiram a coragem de partir para ação!
Antes de perder aqui fora você já foi derrotado, no seu âmago, no seu intimo, no seu coração, a sua coragem foi dissipada e você se auto derrotou.
Não importa aqui fora se você vai ganhar ou perder, o importante é que dentro de você esteja sempre um vencedor, não há pior derrota do que aquela que perdemos para nós mesmo, pela falta de coragem, pela ausência da atitude pelo descrédito de nossa capacidade.
Aqui fora o jogo só acaba quando o juiz dá o apito final. Muitas vitórias já foram construídas nos últimos segundo do jogo, mas apenas por aqueles que nunca deixaram de acreditar.
Não se deixe contaminar pelos pessimistas de plantões,por aqueles que só veem flores no jardim do vizinho. Acredite piamente em seu potencial, nunca esqueça que você já nasceu vencedor na grande maratona da fecundação.
Inspire-se nos grandes vencedores da história, deixe a energia dos vencedores incorporarem seu espírito, erga uma bandeira dos seus ideias e proclame a vitória em seu coração!
Porque a vitória começa também dentro de você! Alimente esse espirito de luz com fé na sua história, nos seus antepassados, no seu valor pessoal. Você vai exteriorizar um verdadeiro guerreiro com brilho nos olhos que faz com que companheiros vibrem e adversários tremem!
segunda-feira, 7 de março de 2016
SOBRE A PÁGINA MENTALIDADE.
Hoje vivemos simultaneamente em três mundos distantes, um deles tangível um virtual e um mental em que a fertilidade da imaginação é o combustível desse universo poderoso.
Eu vou contar um segredo meu para vocês, quando eu era bem novo, lá pelos meu 11 anos eu tinha muita insônia as vezes passava a noite inteira acordado, aí instintivamente eu descobri um formula para dormir...
Eu ia deitar e começava a criar uma estória de ação em que eu era o herói, ia imaginando o enredo acordado e logo ia batendo uma sonolência, em seguida eu dormia mas a estoria desenrolava-se totalmente em meu sonho aleatória a minha vontade, vinha em forma de sonho.
O interessante nisso tudo é que além de eu controlar o momento que queria dormir,aquelas estórias imaginarias foram melhorando as minhas performances naquilo que eu criava. Vou dar um ex:
Se eu criasse uma estória aonde eu estava disputando uma partida de futebol eu era sempre o craque do time, mas na vida real eu começava a jogar melhor, se fosse uma estória que eu estava brigando com alguém eu sempre batia, e na vida real comecei a lutar melhor,aquilo que o cérebro imaginava começava a me pertencer.
Com o tempo isso foi tornando-se uma ferramenta. Eu sempre tive paixão por oratória, eu me imaginava fazendo discursos para milhares de pessoas e sendo ovacionado,e de repente sem nunca ter feito um curso comecei a palestrar e ser reconhecido como um orador muito bom, isso me rendeu inclusive contratos de trabalho nessa área.
O que acontece é que nosso subconsciente recebe aquelas informações primárias que você forneceu no inicio de sua imaginação, busca nos arquivos dele a semelhança com algo que ele já viu,complementa seus sonhos com essas informações e transmite para o cérebro como se você tivesse mesmo praticado essa nova habilidade.
Se você esta nadando ou imaginando que está, se a sua imaginação for rica de detalhes o cérebro não sabe distinguir o real do imaginário e assim pra ele é a mesma coisa, aí ele arquiva sua imaginação como algo que você sabe fazer.
Portanto a ideia da página mentalidade é dar insigths para que você possa usar esse mundo mágico e desconhecido a seu favor para que possa ter grandes realizações! A ALTURA DOS SEUS SONHOS!
terça-feira, 1 de março de 2016
É PRECISO RECONHECER QUEM MERECE!
Eu não posso deixar de prestar minha homenagem ao meu amigo e mentor Sidinei Oliveira por mais uma grande conquista.
Essa não foi a maior que teve até aqui em sua jornada, mas com certeza é a mais alicerçada de toda a sua história. As oportunidades são iguais para todo mundo, mas algumas pessoas fazem dessa igualdade um diferencial e o Sidinei é uma dessas.
Um homem determinado, corajoso, que não procura por desculpas e sim por motivos e por isso chega com robustez em seus projetos.
Parabéns 25 K, é uma amostra que você está no caminho da liberdade.
Assinar:
Postagens (Atom)