Eu quero começar essa matéria dizendo que sou Cristão,não Cristão que tem vínculos religiosos e sim Cristão que acredita em Jesus como salvador, ser Cristão é uma declaração que creio em Deus,não um Deus bonachão em determinados momentos e ferozes em outros, e sim num Deus justo e é nesse ponto que começa nossa história.
Deus para ser justo não poderia se envolver pessoalmente na vida das pessoas mesmo para seu bem, o faz raramente quando é estritamente necessário sobre o ponto de vista dele e nesse momento ocorre aquilo que conhecemos por milagre.
Mas em todas as outras situações Deus criou leis que regem o universo, a observação e cumprimento fiel dessas leis determinará a vida que teremos, os descumprimento dessas leis ou apenas a algumas delas nos conduzirão as consequências que vamos ter, sim na vida não existe prêmios por nossos acertos e nem castigo para os nossos erros, apenas consequências...
Quando você por exemplo resolver comer mais que o suficiente para se alimentar você vai engordar, quando você beber acima do que o seu corpo permite você vai ficar embriagado, são exemplos simples para demonstrar que engordar ou ficar bêbado não é um castigo e sim uma consequência.
E isso em todas as áreas da vida, se você praticar o mal o mal vai retornar a você, se você praticar o bem, o bem retornará a você, isso não te imuniza de sofrer o mal vindo de outra pessoa, mas ela pagará o quinhão dela e se você revidar não como auto defesa mas querendo pagar o mal com o mal, você também receberá o seu quinhão, não é castigo é a lei das consequências.

Quando nos dedicamos a um propósito e trabalhamos com afinco e de repente os frutos começam a surgir, também não é um prêmio e sim as consequências criadas por um trabalho bem feito,por que na vida não há "prêmios nem castigo,apenas consequências".