segunda-feira, 20 de abril de 2015

UM TRABALHO DIFERENTE - E AS VEZES NÃO ENTENDIDO.

Todo o trabalho é nobre e a esmagadora maioria é para o sustento pessoal e da família, e alguns trazem benefícios sociais muito grande, como o ofício do médico por exemplo que salva vidas e do gari que mantem nossas cidades em condições habitáveis, e mesmo sendo de grande valor o trabalho de ambos, a finalidade ainda é o de se sustentar e a família.

Ocorre que fomos treinados para ver apenas o trabalho secular, como trabalho.

Olhamos com preconceito um trabalho que fuja do mercado secular, confundimos o peso do trabalho e o tempo dispendido nele com a ética do trabalho, pensando que se não tiver esse requisito não é trabalho.

Mas vamos analisar o meu trabalho com uma pessoa do mesmo segmento que eu no mercado secular.

O meu trabalho é levar para as pessoas um produto de qualidade na área de cosméticos inteligentes para combater os efeitos do envelhecimento. Eu visito pessoas falo do benefício apresento o produto e faço minhas vendas e com isso ganho o meu dinheiro.

No mercado secular desse mesmo segmento o funcionário vai atender o cliente, falar dos benefícios apresentar o produto e fazer a venda e gerar receita para a empresa que ele trabalha.

Até aqui me parece muito parecido, a diferença por enquanto é que eu trabalho para mim, enquanto ele trabalha para uma empresa, mas ambos trabalhamos para o nosso sustento e da família, não é mesmo?

O empresario dono dessa empresa tradicional pode abrir filiais do seu negócio e ter uma rede de lojas.

A empresa que eu trabalho me oferece a oportunidade de criar uma equipe de pessoas que façam o mesmo que eu faço que gerem renda para si mesmo e eu ganho uma pequena comissão sobre esse volume de negócio.

O preconceito começa por aí, a sensação que a pessoa que indica o novo colega esteja ganhando dinheiro como quê explorando o novo colega. Vamos fazer mais uma comparação aqui.

Como na sua matriz, o empresário tem funcionários que são pagos para efetuarem as vendas, porem são remunerados com salários muito aquém da riqueza que produzem para o proprietário, que vem montando uma rede de lojas em cima da produtividade dos seus funcionários.

No meu caso é diferente, porque a bonificação que recebo sobre a equipe não vem do colega que recebe exatamente a mesma comissão que eu, mas vem de uma reserva que a empresa faz e usa o ganho do colega apenas para referencia da minha comissão, a diferença é que eu recebo uma comissão pequena, mas eu posso criar uma equipe muito grande, e o melhor disso tudo é que é uma rede que se auto multiplica, porque todos podem criar suas equipes e elas estão todas conectadas.

Assim como o empresário pode montar uma gigantesca rede de lojas.

Mas voltamos ao foco, nós estamos ambos trabalhando para trazer um benefício para a humanidade nos sustentarmos e a nossa família, os objetivos são os mesmos, a mesma ética de vida.

Agora o tempo de trabalho é muito diferente porque o tempo do meu trabalho é somado com o tempo de toda a minha equipe, eu já tive equipe que superou as 1000 pessoas, então se todos trabalhassem apenas 2 horas por dia eu teria 2000 horas por dia de produtividade.

A alavancagem desse número de horas trabalhadas é que se transformam em rendimentos que muitas vezes soam exorbitantes e muitas vezes essa razão atinge o amago das pessoas, que transformam isso em uma certa revolta, não acham justo uma pessoa que diz que trabalha, estar as duas horas da tarde na piscina, enquanto a maioria das pessoas estão no trabalho.


Mas voltando a comparação com o empresario secular ele agora dono de uma rede de lojas, também pode estar as 2 horas da tarde na piscina e pelos nossos paradigmas, não nos causa estranheza e mal estar, afinal chefe é chefe!

Eu espero que você que não faz parte desse meio comece a ver esse negócio com novas lentes, vendo pelo objetivo principal que é trazer um benefício para a vida das pessoas.

Um detalhe relevante! Ninguém é patrão nem empregado cada um é dono do seu próprio negócio, mas todos estão conectados, é o fenômeno da interdependência, nem dependente e nem independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio