terça-feira, 1 de julho de 2014

ANALOGIA DO MOTOR DE COMBUSTÃO E OS NEGÓCIOS

A visão externa de um motor de grande cilindrada é sempre encantadora, as belezas das linhas bem delineadas, as posições dos cabeçotes, as turbinas, o colorido das mangueiras, os cromados da tampa de válvulas. Tudo causa uma agradável impressão aos nossos olhos...

Como a fachada de uma empresa, bem pintada, com bom gosto, uma boa estética, um ambiente agradável, causando uma agradável impressão aos nossos sentidos...

Mas a verdadeira beleza está no plano invisível, no que acontece dentro daquela estrutura de aço quando ele está despejando potência. Note que cada componente trabalha em perfeita harmonia uma com a outra num sincronismo perfeito, fazendo com que o carro deslise pela pista numa velocidade alucinante...

Assim também acontece com aquelas empresas em que tudo dá certo, que por trás daquela fachada esplendida tudo acontece de forma sincronizada, fazendo com que o serviço deslise suavemente até o cliente fazendo com que ele saia com um auto grau de satisfação, que volte feliz para casa...


Mas o que acontece quando esse motor não é bem cuidado, bem lubrificado, não tem uma boa manutenção? Algumas peças começam a sofrer desgaste e desgastada não conseguem sincronizar perfeitamente, levando as peças que vem na sequência também a ter desgastes, que consequentemente começam a comprometer todo o conjunto e em seguida o motor funde!


Assim também é a empresa em que seus CEOS não fazem uma boa manutenção preventiva, não cuidam dos ativos físicos de sua empresa, ou não cuidam bem dos seus colaboradores ou de ambos. Num determinado momento todo o conjunto começa estar comprometido levando essa companhia em direção a uma eminente falência!

Levamos o exemplo de maravilha da engenharia, que é o motor, o desgaste numa das peças mais simples desse complexo pode comprometer todo o equipamento, quer um exemplo disso?

Se for esquecido a troca de um simples filtro de papel, que impeça a subida do óleo lubrificante do cárter para o corpo do motor e...Pronto lá se foi seu motor.

Assim pode ser em sua empresa, se você descuidar das coisas que mais te pareçam insignificante, ela pode comprometer totalmente a sua empresa.

A dica é:


Veja sua empresa como um motor, identifique quais são os componentes do seu motor, descubra quais as manutenções necessárias e nunca deixe de fazer os ajustes necessários. A maneira como você tratar o seu motor vai determinar a qualidade de sua empresa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio