segunda-feira, 9 de março de 2015

PARA LEIGOS! COMO COMEÇOU O MMN

Em 1917 o médico Carl Renhborg observando a necessidade de uma dieta balanceada para que o corpo pudesse cumprir melhor com sua funcionalidade criou o primeiro suplemento que deu origem a esse mercado.

Dr Carl se deu conta que para que esse produto realmente se tornasse um bom negócio precisava de uma ideia revolucionaria de distribuição, para que o produto chegasse com um preço bom para o consumidor sem deixar de ser lucrativo para a empresa.

Com uma inteligencia acima da média dr Carl tem a ideia de fazer do próprio consumidor um distribuidor do produto, dividindo o dinheiro que iria para a cadeia de distribuição com esses parceiros, assim por volta de 1930 nasce a primeira empresa distribuição em rede.

Como se tratava de um negócio inédito totalmente desconhecido e trazendo resultados surpreendentes financeiramente para seus adeptos, conquistou também uma serie de desconfiança do mercado, que o qualificava como pirâmide financeira, denominação essa oriunda do sistema ponzi que era um golpe contra a economia popular que fez milhares de vitima nos EUA.

Na carona do sucesso de Carl com a Nutrilite em 1959 nasce outra gigante que começa a distribuição de um produto de muito sucesso através desse modelo. Essa empresa reorganizou o sistema de forma que teve um sucesso esplendoroso  o que lhe trouxe além de milhões de dólares muitos processos na justiça que ainda não via esse modelo como algo dentro da lei.

Essa empresa chamada Amway lutou bravamente na justiça ganhando processo atrás de processo até que finalmente 20 anos depois em 1979 a corte americana se dá por vencida e declara ser o modelo adotado como religiosamente dentro da lei e a partir daí regulamentado.


Infelizmente tentando pegar carona algumas piramides financeiras se travestem de empresas de marketing de rede, se infiltram e lesam milhares de pessoas pelo mundo, trazendo uma sombra para as empresas éticas, que tem como base sólida de seus negócios, produtos ou serviço de real valor para o mercado.







Como podem notar apesar da aparente modernidade, esse mercado já tem cerca de 85 anos de fundação e 35 anos de regulamentação jurídica e fiscal.







Entre as empresas mais conhecidas que adotam esse modelo podemos citar a Amway hoje a lider mundial de vendas diretas com faturamento anual acima dos 12 bilhões de dólares, a Herbalife, Mary Kay, tuperware e algumas brasileiras já trilham o caminho do sucesso.

Recentemente começou a atuar no Brasil a empresa que tem sido o maior sucesso no mercado mundial, quebrando record em cima de record, é a americana JEUNESSE, Essa empresa foi a mais rápida empresa de marketing de rede a atingir a faturar 1 bilhão de dólares, enquanto algumas gigantes levaram varias décadas, ela levou apenas 6 anos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio