sábado, 7 de janeiro de 2012

O PODER AVASSALADOR DAS METÁFORAS.

O PODER AVASSALADOR DAS METAFORAS!

Metáfora é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.( WILKYPEDIA)

Na pratica metáfora é vc usar um dito para fazer comparação com algo que vc quer realmente expressar.

Por ex:

Quando eu uso a frase: “ Precisamos estar aonde a bola vai estar” o que eu quero dizer é que precisamos nos posicionar aonde as coisas vão acontecer, mas o simples uso dessa metáfora leva o entendimento dessa mensagem a vários tipos de pessoas que tem características diferentes.

Jesus Cristo precisava que seus ensinamentos se perpetuassem pela eternidade, e também fosse entendido por todas as classes de pessoas, aí optou por ensinar através de parábolas, que são metáforas. É um exemplo sábio de comunicação que levam o interlocutor a refletir sobre o que ele pode estar ouvindo.
A metáfora é um instrumento de comunicação poderosíssimo, que pode tanto servir como um instrumento propulsor, como um forte limitador do seu crescimento.

Como?

Existe metáforas chamadas de globais, são as lentes que utilizamos para vermos o mundo, então se pra mim o “mundo é uma roda” eu vou achar que constantemente eu vou estar ora em cima, ora no meio, ora em baixo, em outros termos vou estar bem, mais ou menos, mal e assim sucessivamente.

Se eu achar que a vida é uma “caixinha de surpresa” vou estar sempre esperando que algo aconteça ao acaso, pode ser boa surpresa ou má surpresa, mas enfim meu prisma é de que algo pode estar por acontecer a qualquer momento.

Se eu “achar que viver é um ato de agir”, eu vou estar sempre agindo no sentido de realizar meus propósitos.

O que devemos fazer é rever quais são as metáforas globais que tem regido nossas vidas, e trocarmos as metáforas limitadoras por metáforas de poder e assim com a troca das lentes pelas quais vemos o mundo, começamos a mudar nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE GOSTOU COMENTE E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Dionysio