sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

O QUE APRENDI EM 57 ANOS SOBRE A FELICIDADE


Hoje ao completar 57 anos eu acordei reflexivo, pensativo e analítico, qual é mesmo o grande mistério da vida?

Percebi que há algo em comum em todos os cumprimentos aos aniversariantes que é o desejo de felicidades.

Será que todos desejam felicidade por ser algo tão difícil de adquirir ou será que é porque ser feliz é a missão da nossa vida?

Talvez o grande mistério da vida seja mesmo o caminho da felicidade...

Até aqui eu percebi que a busca pela felicidade nos leva para caminhos infelizes, percebi que toda vez que busquei a felicidade eu fui para mais distante dela, porque temos noções errôneas sobre o que é a felicidade.


Sempre fui seduzido pela beleza feminina por achar que ter uma mulher deslumbrante era desposar da felicidade ,e não percebi que a felicidade não pode residir em um corpo bonito porque ela morreria em vida com o tempo, já que fatalmente o tempo carrega consigo toda a formosura física, já a beleza da alma se renova e se intensifica com o passar do tempo.


Pensei também que a felicidade estava em usar o tempo para mim mesmo, ser livre para fazer o que bem entendesse, mas a liberdade de tempo tem um preço a se pagar e quanto mais vc a usa mais caro você paga por isso, até que isso torna-se uma divida, e quando devemos somos escravos do credor, não há felicidade na escravidão.


Um dia eu vi passar uma BMW preta por mim, achei ela linda e inconscientemente pensei, a felicidade deve morar dentro de uma BMW, não há como não ser feliz em uma BMW, aí eu fui em busca da felicidade e Deus proveu, mas eu descobri que não, a felicidade não fazia morada ali dentro.


Fiz um repasse pela minha vida, em quase todos os momentos delas, os bem afortunados e também os piores momentos e me dei conta que em alguns dos momentos de mais necessidades era aonde a minha vida tinha sido mais plena, porque nesses momentos passavam ali comigo sobre o mesmo teto todos os meus tesouros na terra, meus filhos amados e meu pai ainda estava nessa terra de lagrimas e sorrisos.

Graças a Deus ainda tenho mãe já com 81 anos e meu filho um grande companheiro sempre está ao meu lado e hoje ambos me deram um presente de aniversário o que me deixou feliz, mas minha filha a 8 anos foi embora para bem distante e o tempo trouxe profundas mudanças em nossas vidas e a ausência dela para mim é tristeza.


Mas porque isso aconteceu? Por decisões! esse foi meu maior aprendizado até aqui em 57 anos. As decisões tomadas e as deixadas de tomar vão definir o nível de felicidades que você vai ter ao longo de sua vida. 



Decisões diferentes na minha vida fariam com que provavelmente estivessem todos aqui comemorando comigo. Decisões que deveriam ter sido tomadas dariam condições de estar com eles aonde quiséssemos. Decisões acertadas conduzem a felicidades.


Essa é a lição que tiro para mim aos 57 anos de vida