domingo, 29 de setembro de 2019

NUNCA MAIS SE PREOCUPE COM A PREVIDENCIA PARTE II " O SEGREDO DOS RICOS"

No capitulo anterior falamos em aplicar uma ideia e nunca mais nos preocuparmos com a previdência, bom a verdade é que não é uma ideia e sim um conhecimento.

Pra você pegar a essência da coisa você precisa entender bem o que é ativo e o que é passivo, eu expliquei isso no capitulo um, então você pode voltar lá e dar uma nova olhada, ou se você ainda não viu faça isso agora.

O segredo das pessoas bem sucedidas é nunca comprar passivos usando sua renda ativa, elas usam suas rendas ativas para comprar ativos e usam as rendas dos ativos para comprar passivos e está aí o grande segredo dos ricos.

Está confuso? Ok vou detalhar para você citando aqui dois exemplos, o primeiro de uma pessoa de renda mediana e o segundo de uma pessoa bem sucedida.

O da renda média vamos chamar aqui de João.

 
João decidiu comprar um carro novo(passivo) então todos os meses ele pega o dinheiro do seu salario, paga suas despesas e junta uma parte para comprar um carro zero, como ele demoraria muito para juntar a grana pra comprar a vista decide financiar, consegue juntar 30% do valor do carro da de entrada e financia o restante.
 Agora João de posse do carro novo tira todos os meses parte do seu salario (renda ativa) e paga a prestação, considerando os juros e a desvalorização do veículo pelo tempo João vai pagar o valor de 3 carros e ter apenas 1, a conta que o João fez é que a parcela cabia no salario dele.

Agora vamos ver a pessoa bem sucedida, que vamos chamar de Arthur.
 
Arthur decide comprar um carro novo (passivo), então ele começa juntar um dinheiro do seu salário( renda ativa) e começa comprar ações de empresas(ativos) que estejam sólidas, todos os meses ele aplica o dinheiro do seu salário em novas ações (ativos), quando o valor das ações chegam ao valor de um apartamento ele negocia as ações e compra o apartamento,  esse apartamento Arthur vai alugar (ativo) Agora com o dinheiro do aluguel, Arthur tem mais uma renda e agora com o salario e o aluguel Arthur compra mais ações(ativos) deu o valor de um outro apartamento Arthur compra e aluga(ativo) agora Arthur fez as contas e viu que o dinheiro dos alugueis cobre as prestações do carro que deseja, aí Arthur usa o dinheiro dos alugueis(ativos) para finalmente comprar o carro (passivo), note que ele continua tendo o seu salario integral pra continuar comprando ações e imoveis e assim ter mais ativos para ajudá-lo a pagar seus passivos.

Enquanto o João sacrificou seu salario perdendo o seu poder de compra para ter um carro, Arthur aumentou o poder de compra do seu para ter o mesmo benefício.

O segredo dos ricos é esse, com sua renda ativa, comprar ativos e com seus ativos realizar seus sonhos comprando seus passivos (carro,motos, casas e etc)

Aplicando esse conhecimento vc será capaz de fazer sua própria aposentadoria e nunca depender do falido sistema do INSS.

Por Dionysio.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

APLIQUE ESSA IDEIA E NUNCA MAIS VAI SE PREOCUPAR COM REFORMA DA PREVIDÊNCIA -parte 1

Infelizmente no Brasil nunca tivemos educação financeira e sim uma educação escravagista, voltadas a nos preparar para ser empregados de alguém, todo o discurso era no sentido de estudarmos para arrumarmos um bom emprego.


Quando eu li o livro "Pai rico e pai pobre" eu me deparei pela primeira vez com o conceito de renda ativa e passiva e aquilo mudou todos os meus paradigmas, eu entendi que a renda ativa ela deve ser usada para construir uma renda passiva e assim nos libertar da escravidão proposta pelo sistema e premiada ao seu final pelo INSS (isso nunca será  suficiente)

Mas para entendermos esse conceito é necessário primeiro entendermos esses termos, então vou tentar descreve-los aqui:

RENDA ATIVA :
É a renda produzida pela nossa ação pessoal, ou seja nosso serviço ou nosso emprego, é o pagamento que recebemos pelo serviço que prestamos. 
Essa infelizmente para a esmagadora absoluta dos brasileiros é a única forma de renda, por falta de conhecimento sobre a existência da outra renda
Essa renda embora de sumária importância ela é finita, porque ela está limitada a nossa capacidade física de produzir, e essa capacidade se esgota dia após dia até tornar-se impraticável prosseguir, e assim cessa nossa renda ativa.

RENDA PASSIVA:
É uma forma de renda que não depende do nosso envolvimento pessoal, que mesmo que você não esteja em atividade essa renda não cessa, mantendo um fluxo contínuo superando inclusive o nosso tempo de vida podendo se estender para varias gerações.


Alguns exemplos de rendas passivas por exemplo é um imóvel locado, uma música de sucesso, um disco de sucesso, um livro enfim tudo aquilo continue gerando lucros sem a necessidade do autor continuar envolvido, na música por exemplo os beatles a dezenas de anos depois de não existir mais continuam gerando dinheiro através de suas músicas, na literatura Jorge Amado já falecido continua gerando muito dinheiro através de suas obras,
na construção civil todos conhecemos alguém que receba alugueis.

Enfim renda passiva é uma renda que tende a não cessar sendo assim a renda de maior importância.


E pasmem mesmo sendo a renda mais importante a maioria dos brasileiros não há tem, e porque? Por sequer saber de sua existência. 

Com essa renda vc deixa de ser refém do INSS e faz sua própria aposentadoria.

Na segunda parte vamos falar em como as pessoas bem sucedidas usam sua renda ativa para construir sua renda passiva e assim nunca mais se preocuparem com reformas da previdência.