domingo, 25 de setembro de 2016

JOÃO ARANDA SAI DA VIDA PARA A IMORTALIDADE.

No início dos anos oitenta ao chegar em Anaurilândia tive a honra de morar ao lado da casa do sr João Aranda e com isso conhecer um pouco de sua história.

Homem honrado de reputação ilibada teve na simplicidade talvez sua maior virtude, sendo visitado diuturnamente por pessoas amigas as quais não diferenciava por classes sociais, financeiras o que quer que fosse, era convidado a entrar, sentar e lá se ia um bom papo, de amigos com profundos ensinamentos.

João Aranda foi prefeito de Anaurilândia e com reconhecimentos profundos a níveis estaduais comprovados pelos cuidadosos arquivos que mantém de seus reconhecimentos recebidos em formas de documentos. Eu por diversas vezes tive a oportunidade de ver tais papéis em perfeitas forma de conservação, como não poderia ser diferente devido a sua organização.

Bom esposo, grande exemplo para os dias de hoje onde os casamentos são rápidos como relâmpagos, foram sessenta e três  anos ao lado da amada esposa dna Laurita que até os derradeiros momentos nunca se afastou do homem amado.

Como bom esposo não poderia de forma alguma ter deixado de ser bom pai, tendo quatro filhos digno de dar grande orgulho, Valter eu não tive o privilégio de conhecer, partiu dessa vida na mesma data que o pai, minha amiga e comadre do meu pai a Cida, mãe de família e comerciante, a Lurdinha esposa do meu amigo Adolfo Ajala Junior, residentes em Jardim ms e o Vagner. Formado em odontologia, mas não poderia deixar de seguir o honrado exemplo do pai, enveredou-se pelo caminho da política e tornou-se prefeito, creio que a história ainda o apontará como um dos melhores prefeito da história desse município.

O coração de avô do seu João era de uma grandeza imensurável, tinha um amor pelos netos e netas que eram a grande inspiração dos seus dias, não poderia ser diferente já que avô é pai duas vezes...

Como prefeito João Aranda construiu uma imponente e importante praça em Anaurilândia, durante dezenas e dezenas de anos, sendo grande orgulho para os Anaurilandenses, local de descanço na sombra, de grandes e animadas conversas, de muitas e apaixonadas serestas pelas noites. Sabe-se se lá quantas famílias tiveram seu inicio tendo a praça por testemunho.

Mas o tempo é cruel e implacável e a sua ação é sentido até pelo que é de mais forte pela natureza, aos poucos as feridas do tempo foram aparecendo, a bela praça por falta de socorro, por não cuidarem de suas feridas foram perdendo o encanto, prefeitos e prefeitos vieram e passaram, mas nenhum olhou para ela que em silencio bradava por socorro...

Até que o filho do criador, pode se dizer o seu irmão por adoção, o filho do homem que a fundou, olhou para ela com os olhos cheios de comoção, tomou para si as suas dores e a partir daí, trouxe o renascimento de uma nova praça para acomodar o coração da cidade.

Por ironia ou talvez por obra do destino ao qual todos pertencemos, seu João no dia da inauguração, tem a sua saúde irremediavelmente abalada, enquanto a praça desabrochava novamente, ele enfrentava seu maior desafio, a luta pela vida e no dia seguinte a inauguração, seu João faz a passagem, deixa esse vale de lagrimas e entra no reino do céu, mas a sua praça agora revitalizada, clama por seu nome, João Aranda deverá ser eternizado dando nome a sua poética criação, sai da vida honrado amigo e se imortaliza na história de Anaurilândia, nossa praça com certeza levará seu nome e ainda veremos um busto de bronze, mostrando que na história desse país nós também temos um imortal.

Deixo meu abraço consternado a esposa e aos filhos desse grande homem, nada há que possamos fazer que não seja agradecer a dádiva de ter tido a oportunidade de tão longo convívio. Que Deus o receba nobre amigo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CASCALHEIRA PODE VOLTAR A CRESCER

A população de Cascalheira ta com a oportunidade novamente de escolher o seu representante, por infelicidade ao acaso do destino Cascalheira acabou nas mãos de um grupo que não foi escolhido para administrar, então não tinha o real compromisso com o povo.

O que vemos foi um total descaso com aquilo que é importante para o cidadão de Ribeirão Cascalheira, mas felizmente o o tempo não para e o momento de ir as urnas e mudar a história do município está novamente nas mãos do povo.

Dr Dionysio Carvalho Netto e seus familiares estão com Wiser Barbosa e convida seus amigos e clientes para que abracem essa causa e recolocar Ribeirão Cascalheira em rota de crescimento mas sem perder o olhar para as necessidades de seu povo.

Vamos juntos com Wiser nessa caminhada rumo a vitória!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PATRIMONIO PÚBLICO DE ANAURILÂNDIA

Anaurilândia tem uma dívida de gratidão impagável com um de seus ilustres cidadãos, uma pessoa que passou a sua vida levando no peito próximo do coração o nome de nossa amada cidade por todo o estado e em boa parte do país.

Quantos cidades hoje sabem da existência dessa pequena cidade por estar representada por um homem de coragem e integridade que enfrenta todos os desafios para lá estar e com os olhos brilhando dizer, Anaurilândia está aqui através de mim.

Quantas noites escuras e algumas já com as intempéries do frio vemos passando aquele homem negro de complexão atlética e de feições estampadas pelos sofrimentos passando com passadas largas e definidas, preparando-se para a próxima ocasião que vai ostentar o nome de nossa terra querida.


De menino a velhos não há uma só alma que não reverencia a destreza desse moço já alcançado pela idade que teima em digladiar com o tempo para molhar com o suor de todo o seu corpo os asfaltos de terras distante como a dizer essa terra está batizada com o suor de um Anaurilandense.

E quase que de forma incrédula depois de tantas décadas eu não vejo uma referencia a imagem desse grande herói representada em nossa cidade, vamos esperar esse negro de valor inestimável morrer, talvez até na miséria para que daí lembramos de homenageá-lo  com uma pedra fria e imóvel em algum canto da praça?

Ou vamos reconhecer em vida o ícone que ele representa para nossa cidade prestando-lhe todas as merecidas homenagens enquanto vivo, e não apenas com palavras de gratidão mas com demonstrações de valores agregados como patrimônio histórico vivo de nossa cidade.

Precisamos agraciar o Tiziu com uma pensão vitalícia por serviços históricos prestado ao nosso município, que publicitou o nosso nome por muitas e muitas cidades sem nunca te-lo feito por ambição pessoal.

Gastamos nosso dinheiro público com tantas coisas efêmeras ao longo do tempo, pagamos muito a quem nada fez ou fará em prol de nossa história, não seria justo que quem muito fez e faz tenha o reconhecimento financeiro de nossa cidade?

Eu fico aqui pensando de onde esse herói tira a energia para ter a explosão de seus músculos com mais de meio século, com uma alimentação parca para a realização dos seus feitos, com a dificuldade da mastigação para que a proteína da já sua fraca alimentação comece a ser digerida na boca como deve ser para todo nós humanos.


Precisamos ver esse negro sorrindo com um sorriso alvo e de riso solto dando entrevistas pelo Brasil a fora e dizendo com alegria, eu vim do melhor lugar do mundo, eu vim de Anaurilândia.

sábado, 3 de setembro de 2016

DO OUTRO LADO DO RIO FICA O ESTADO MAIS EVOLUÍDO DO BRASIL!

Quando vim para Anaurilândia no inicio dos anos 80 cheguei aqui muito triste por ter deixado a terra que cresci e fiz os primeiros amigos, mas logo Anaurilândia me recebeu com tanto carinho que em pouco tempo tornou-se minha segunda pátria sentimento que sempre esteve e está em meu coração.

Sempre tive o pensamento livre e as convicções com a força da mesma liberdade, sempre defendi minhas posições sem o comprometimento financeiro, foram sempre movidas por ideais e ideias, e por isso não tenho vínculos financeiros nenhum com o candidato que apoio. 

Nessa campanha caro tem me saído o direito de me expressar por ter pessoas que a mim são caras e que tem se magoadas com meus pensamentos, por isso tomei a decisão de fazer esse post e depois de forma pessoal pedir voto para o meu candidato mas sem postar mais na minha página de amigos, é em respeito a vocês meus amigos que o faço mas é em nome desse mesmo respeito que peço para vocês que leiam os meus motivos.

Sei que quase todos vocês sabem que sou filho de médico e que meu pai já é um médico de bastante idade, ja tem quase meio século de formado, o que poucos de vocês sabem é que não nasci filho de médico, nasci filho de sargento do exército que com muito sacrifício se formou em medicina.

O que quero dizer com isso é que a quase 50 anos eu convivo com um médico que já passou tudo praticamente que é possível se passar nessa profissão e sempre teve em mim o seu grande companheiro, sempre confidenciou para mim os dramas e as alegrias dessa profissão e por isso falo com muita propriedade o que vou lhes falar.

Eu sou contra uma administração paternalista em que o prefeito trata seu povo como sempre seu dependente com a falsa ilusão que está resolvendo o seu problema, quando na verdade esta tolhendo a sua independência e o impossibilitando de crescer. 

O indicativo mais presente que um povo apresenta de estar sendo induzido a essa escravidão é a queixa da falta da estrutura da saúde.

Você deve estar chocado comigo, mas vou explicar, essa velha mentalidade de manter o povo servil faz com que seu governante não invista em geração de renda, não busque infra estrutura de empreendedores, não vá a procura de empresários e com isso as pessoas não tem uma renda condizente para bancar seu próprio tratamento.

 O prefeito então investe em convênios com SUS para o fornecimento de medicamentos gratuitos, faz se uma pesquisa de mercado nos sais que mais se usam (formulas de remédios) e impõem isso ao receituário médico. Ocorre que muitas vezes o médico encontra uma limitação naquilo que o paciente tem de problemas e no remédio que ele tem a disposição, aí aquele paciente fica preso a essa roda viva com pequenas melhoras e distante da cura.

Um dia se enche de coragem junta um dinheiro vai a um médico particular na cidade vizinha paga 250, 00 de consulta, 300,00 reais de exames e uma receita de 400,00 reais, compra o medicamento, segue o tratamento, fica boa e aquele médico é o herói e o do SUS não presta porque é de graça.

Uma cidade que não investe em geração de renda não consegue manter uma equipe médica experiente, no MT o salário do médico é entre 25,000 a 35,000 mensais, isso aqui custaria mais de 120,000 reais aos cofres públicos, Anaurilândia não tem suporte pra isso e por isso precisa negociar com médicos que estão começando ou que ficam aqui em tempo parcial, eu fico com pena desses jovens, porque profissionalmente aqui não há como crescer, porque tem que enviar os casos desafiadores pra fora.

Eu conheço cidades no MT que tem menos da metade da idade de Anaurilândia e que tem uma renda per capta que não é possível ser comparada, lá a medicina é forte e as pessoas pegam do seu dinheiro e consultam, compram remédios, fazem seus tratamentos e não lembram de se queixar da prefeitura, porque o município gera receita abundantemente.

Aí você deve estar pensando há Dionysio mas isso é lá, é outra realidade. Sim é outra e geograficamente muito pior, nós estamos nas margens do estado mais poderoso do Brasil, o mais rico, se la naqueles confins pode haver crescimento como que aqui não pode?

 Essa cultura de manter a as pessoas dominadas é que não deixa o local ser explorado economicamente, sabe porque? Porque com o progresso vem novas cabeças, novas idéias e novos governantes, e o que eles querem é manter o poder nas mãos pela eternidade,100 anos nas mesmas famílias com as mesmas pessoas.

O Vagner é bom prefeito? Não sei, uns dizem que é ótimo outros que é péssimo e alguns que é mais ou menos, mas não é isso o mais importante, é que ele vem de uma nova geração, depois dele vem nova liderança, não podemos ter medo do futuro procurando trazer o passado de volta, o Edinho quando começou era o prenuncio do futuro, fez a parte dele mas agora a vida tem que seguir pro futuro, esse vai e volta entre futuro e passado tem atrasado nossa gente por 50 anos.

Meu desejo é ver a gente lutando por qualidade de vida,por geração de renda, formulando as perguntas certas, o que precisamos fazer para que os grandes investidores enxerguem nossa cidade, enquanto não mudarmos as perguntas vamos ter sempre a mesma resposta, e essa resposta já dura 50 anos.

Ta na hora de começarmos a pensar no que podemos fazer por Anaurilândia e não no que Anaurilandia pode fazer por nós.

Com essa matéria encerro as minhas manifestações pela internet mas não pelos meus ideais, vou pedir voto agora pessoalmente, não falando de pessoas mas sim discutindo o futuro.

Fica abaixo imagens de cidades que nos sirvam de inspiração



att. Dionysio